O Agrupamento de Escolas Clara de Resende tem o prazer de anunciar que os Laboratórios de Educação Digital (LED) estão oficialmente montados e em funcionamento na nossa escola. Este novo espaço pedagógico representa um ambiente inovador de aprendizagem, concebido para fomentar o envolvimento dos alunos através de metodologias ativas, criativas e centradas no uso estratégico da tecnologia.
A implementação dos laboratórios LED traduz-se num recurso pedagógico de vanguarda, com elevado potencial para transformar as práticas educativas tradicionais. Através da integração de recursos digitais e ambientes imersivos, este projeto visa reconfigurar o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais interativo, participativo, autónomo e personalizado, de acordo com as necessidades e ritmos individuais dos alunos.
Este investimento constitui uma concretização importante no âmbito do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE), sendo a dimensão didática centrada no aluno o seu eixo estruturante para o ano letivo de 2024/2025. Assim, o princípio pedagógico do "aprender fazendo" ganha uma nova expressão, agora enriquecido por tecnologias digitais que promovem aprendizagens mais significativas, colaborativas e contextualizadas.
objetivos gerais
- promover a integração pedagógica das tecnologias digitais no processo educativo, potenciando a adoção de metodologias inovadoras e centradas no aluno;
- desenvolver a literacia digital e tecnológica dos alunos, capacitando-os para uma utilização crítica, ética, segura e eficaz dos recursos digitais;
- fomentar a aprendizagem autónoma e colaborativa, incentivando a gestão ativa do percurso individual de aprendizagem;
- contribuir para a concretização do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, com especial enfoque na criatividade, resolução de problemas, pensamento crítico e responsabilidade digital;
- criar um ambiente experimental, flexível e interdisciplinar, onde professores e alunos possam explorar novas abordagens e recursos tecnológicos.
objetivos específicos
- estimular o uso de ferramentas digitais para a resolução de problemas, produção de conteúdos e expressão criativa;
- promover práticas como o trabalho por projetos, a gamificação e o pensamento computacional;
- sensibilizar para os temas da cidadania digital, segurança online e respeito pelos direitos de autor;
- apoiar a diferenciação pedagógica, através da adaptação das atividades aos diferentes ritmos e estilos de aprendizagem;
- reforçar a interdisciplinaridade e o trabalho colaborativo entre docentes, utilizando os espaços LED como laboratórios de experimentação pedagógica.
Joana duarte
( Diretora de Instalações
)