AGRUPAMENTO

1 2 3

4

 
>>
 

LOCALIZAÇÃO . AS ESCOLAS

 

A Escola Técnica Elementar Clara de Resende foi criada em 1949, como escola anexa à Escola Comercial Filipa de Vilhena, numa época em que, por todo o país, se assistia à implementação de uma vasta rede de escolas técnicas, após a promulgação do estatuto do ensino técnico profissional industrial e comercial em agosto de 1948. O sistema educativo português caracterizava-se então, e até 1919, pela existência de duas vias de ensino a partir do ensino primário: a liceal e a técnica.

Assim, a Escola Clara de Resende apareceu em 49 com o objectivo de ministrar o ensino do ciclo preparatório do ensino técnico a uma população escolar exclusivamente feminina. Funcionou de 1949 a 1953 na rua das Taipas e de 1953 a 1959 na rua Aires de Gouveia, adquirindo a sua autonomia no ano lectivo de 1959 / 60, ano em que ocupou as atuais instalações.

Ainda e sempre obedecendo a um projeto de difusão do ensino técnico é convertida em escola industrial em 1966, com o curso de formação feminina, e em escola industrial e comercial em 1969, com a criação do curso geral de comércio. Com as transformações verificadas na sociedade portuguesa após abril de 1974, abrem-se novas perspectivas ao sistema educativo com a extinção das duas vias escolares, consideradas de desigual prestígio e discriminação social.

Com a atualização de currículos, programas, métodos e processos de trabalho e procurando dar uma formação e informação de base, permitindo mais sólidas opções escolares e profissionais e maior capacidade de adaptação ao trabalho, em 1975, começa a funcionar, na escola, o 7º ano do curso unificado. Considerando que a unificação do ensino tornara obsoleta a distinção entre liceus e escolas do ensino técnico, a nossa escola, em 1978, passa a designar-se: Escola Secundária Clara de Resende.

Mais tarde, uma nova designação se impõe: a Escola Secundária com 3º ciclo Clara de Resende. E de novo, no ano lectivo 2004/05, passa a ser a sede do Agrupamento Vertical de Clara de Resende e muda a sua designação para Escola Secundária com 2º e 3º ciclos Clara de Resende. Este agrupamento é constituído pela Escola S / 2, 3 de Clara de Resende (sede de agrupamento) e pela escola básica do 1º ciclo nº 47 (atualmente designada por escola básica do 1º ciclo João de Deus).

<<