PROJETO ECO- ESCOLAS  2021 > 2022

O Programa Eco-escolas é um programa educativo internacioanl promovido pela FEE - Fundação para a Educação Ambiental ( Foundation for Environmental Education ) sendo desenvolvido em portugal ( desde 1006 ) pela ABAE - Associação Bandeira Azul da Europa.

este programa pretende encorajar ações no âmbito da Educação Abiental para a Sustentabilidade e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido nas escolas, visando a melhoria do desempenho ambiental, contribuindo para a alteração de comportamentos e do impacto das preocupações ambientais nas diferentes gerações. Visa, ainda, criar hábitos de participação e de cidadania, tendo como objetivo principal encontrar soluções que permitam melhorar a qualidade de vida na escola e na comunidade.

O Projeto eco-escolas está a ser implementado na Escola Clara de Resende, no ano letivo de 2021 / 2022, pela terceira vez, tendo sido galardoada com a Bandeira Verde nos anos letivos 2019 / 20 e 2020 / 21. este galardão é um reconhecimento do trabalho desenvolvido na escola em prol do meio ambiente.

Para receber a bandeira verde, as escolas têm que demonstrar ter seguido a "metodologia  dos 7 passos" ( 1 - Conselho Eco - escolas; 2 - Auditoria Ambiental; 3 - Plano de Ação; 4 - Trabalho Curricular; 5 - Monitorização e Avaliação; 6 - Envolvimento na Comunidade; 7 - Eco - Código ), ter concretizado, pleo menos 2 / 3 do plano de ação e ter realizado atividades no âmbito dos temas - base ( água, resíduos e energia ) e de pelo menos um dos temas do ano. 

Os temas do ano 2021 / 22 são : Biodiversidade : preservar e regenerar os espaços exteriores. Além dos temas do ano, devem ser também abordados os temas -base água, resíduos e energia. O Novo tema do ano "Biodiversidade:preservar e regenerar" encontra-se alinhado com a Década das Nações Unidas para a Restauração dos Ecossistemas.

A Coordenadora : Cristina Vilaça Pereira 

2021 / 2022 2020 / 2021 2019 / 2020
inscrita
galardoada