CLUBE UBUNTU SOMOS ESCOLA UBUNTU ) . 2021 > 2022

A Academia de Líderes Ubuntu é um projeto de educação não-formal orientado para a capacitação de jovens com elevado potencial de liderança, provenientes de meios desafiantes ou que neles queiram trabalhar. Pretende-se acompanhar, facilitar, enriquecer e consolidar o desenvolvimento de cada participante enquanto líder ao serviço da comunidade, promovendo competências humanas e técnicas relevantes para o seu percurso de ​vida.

No âmbito do Plano 21|23 Escola+ encontra-se em desenvolvimento a Ação Específica 1.6.2 - Programa para competências sociais e emocionais, fazendo parte de um conjunto de medidas que procura dar respostas à necessidade de recuperação de aprendizagens e garantir que ninguém fica para trás.
Decorrente deste enquadramento, a Direção-Geral da Educação (DGE), em parceria com o Instituto Padre António Vieira (IPAV), lançou para os nos anos letivos de 2021-2022 e 2022-2023, o programa Escolas Ubuntu.
O programa ESCOLAS UBUNTU visa proporcionar a cada Agrupamento de Escolas (AE) aderente a realização da ACADEMIA DE LÍDERES UBUNTU para os seus estudantes, tendo em vista o desenvolvimento de competências sócio emocionais, como o autoconhecimento, autoconfiança, resiliência, empatia e sentido de serviço.